Universidade
Federal de Roraima
Centro
de Educação Departamento de Pedagogia
Disciplina:
Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação
Professora:
Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes: DIRLEY BORGES
IOLANDA LIMA
LUZIA RODRIGUES
INTRODUÇÃO
Este
trabalho tem por objetivo observar a dificuldade que alunos de EJA apresentam
diante do computador e analisar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos
professores nesse sentido e refletir sobre a inserção de tecnologias da
informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) bem como
procurar conhecer a forma como estes recursos tecnológicos estão sendo
trabalhados nesta modalidade de ensino e a percepção dos alunos a cerca desses
conhecimentos. Para a realização desse
estudo, foram aplicadas pesquisas e aplicação de entrevistas com professores e
alunos matriculados na EJA na Escola Municipal Francisco Cássio de Moraes, que
atende a esse tipo de público. A instituição recebe alunos para cursar o
primeiro segmento do ensino fundamental (da 1º a 4º série).
DESENVOLVIMENTO
A
pesquisa foi realizada com uma turma das quatro que contém nesta escola, com
alunos que nesse momento estão retomando os estudos após muito tempo afastado
da escola, enfrentando grandes e novos desafios que é a tecnologia. A turma A é
composta por 10 alunos com idade entre 20 e 40 anos.
A
escola não possui um horário específico para aulas de informática, mas todos os
professores, ao menos uma vez por mês, levam os alunos ao laboratório de
informática Como método de pesquisa, além da observação das aulas
(principalmente de português) foi feita entrevista com os alunos sobre a frequência
da utilização dessas tecnologias (principalmente o computador) em suas vidas.
Salientamos
que a educação de jovens e adultos (EJA) é a modalidade de ensino nas etapas do
ensino fundamental e médio, para aqueles que não completaram os anos da
educação básica na faixa etária correspondente. Desde sua implantação, a EJA
vem passando por constantes adaptações, com importantes conquistas na legislação.
Um dos fatores para a melhoria desta modalidade de ensino é o recebimento de
recursos desde o ano de 2009, provenientes do Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de
Educação (FUNDEB). Esses recursos contribuíram para a aquisição de diversos
materiais pedagógicos e de consumo, necessários à execução de oficinas
pedagógicas e outras atividades realizadas em salas de aula.
São
evidentes as diversas dificuldades encontradas nos cursos de EJA, desde a falta
de estrutura física adequada, onde as cadeiras e carteiras são adaptadas ao
público do ensino regular, sendo usadas em alguns momentos por crianças e em
outros, por jovens e adultos; alto índice de evasão escolar devido a diversos
fatores, desde transferência de local de residência, alteração de horário de
trabalho, dificuldades de aprendizagem, insatisfação porque o curso não
corresponde às expectativas do jovem e/ou adulto, professores não preparados
para trabalhar com esse perfil de aluno. Essas dificuldades têm resultado na
evasão escolar/não conclusão do curso.
A
EJA tem amparo legal na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº
9.394/96, na qual consta no Título V, Capítulo II, Seção V, dois Artigos
relacionados especificamente à Educação de Jovens e Adultos:
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
De
acordo com a realização dessa pesquisa, pode-se concluir que o uso da
tecnologia tem contribuído, em grande parte para o eco desenvolvimento processo
ensino-aprendizagem. A inclusão digital, nas escolas da EJA, tem mostrado um
grande avanço quanto as expectativas da sociedade, pois o aluno, a partir do
momento que teve seu primeiro contato como o computador, assim como outros
recursos tecnológicos, vem tendo facilidade em enfrentar alguns desafios do cotidiano.
Os resultados obtidos revelaram que, o celular e o computador, são os recursos
mais utilizados pelos jovens e adultos, sendo que o computador se encontra em
número menor, enquanto que o celular é usado por todos, isto mostra que a
escola atual tem que englobar essas novas tecnologias dentro do âmbito
educacional. O foco principal é fazer com que estes alunos não abandonem a sala
de aula por conta do trabalho, nesse sentido percebemos que a utilização de
artifícios tecnológicos pela escola deve ser evidenciada e explorada por todos
os sujeitos envolvidos no processo escolar. Foi possível perceber que, quanto
mais familiaridade os professores possuem com relação aos recursos
tecnológicos, mais eles conseguem envolver os estudantes com o aprendizado, e suas
aulas se tornam mais interativas e diversificadas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível em:
http://proex.ufabc.edu.br/ejaecosol/a-tecnologia-digital-e-a-educacao-de-jovens-e-adultos.
Acessado em: 10/07/2013
Disponível em: http://textolivre.pro.br. Acessado em:
26/07/2013
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Acessado em: 26/07/2013
Disponívelem:http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3340/2705.
Acessado em: 02/08/2013
Disponível em:
www.brasilescola.com/educacao/a-eja-preparo-para-trabalho.htm. Acessado em:
02/08/2013
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