Universidade
Federal de Roraima
Centro
de Educação
Departamento
de Pedagogia
Disciplina:
Tecnologia da Informação e
Comunicação Aplicada à Educação
Professora:
Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes: DIRLEY
BORGES,IOLANDA LIMA,LUZIA RODRIGUES
TRABALHO CORRIGIDO
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo
conhecer o uso da tecnologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
na Escola Municipal Francisco Cássio de Moraes na cidade de Boa
Vista – RR, e refletir sobre a inserção de tecnologias da
informação e comunicação, bem como procurar conhecer a forma como
estes recursos tecnológicos estão sendo trabalhados nesta
modalidade de ensino e a percepção dos alunos a cerca desses
conhecimentos.
Para a realização desse estudo,
foram aplicadas pesquisas e aplicação de entrevistas com
professores e alunos matriculados na EJA na Escola Municipal
Francisco Cássio de Moraes, que atende a esse tipo de público. A
instituição recebe alunos para cursar o primeiro segmento do ensino
fundamental (da 1º a 4º série).
DESENVOLVIMENTO
A pesquisa foi realizada com uma turma
das quatro que contém nesta escola, com alunos que nesse momento
estão retomando os estudos após muito tempo afastado da escola,
enfrentando grandes e novos desafios que é atecnologia. A turma A é
composta por 10 alunos com idade entre 20 e 40 anos.
A escola não possui um horário
específico para aulas de informática, mas todos os professores, ao
menos uma vez por mês, levam os alunos ao laboratório de
informática Como método de pesquisa, além da observação das
aulas (principalmente de português) foi feita entrevista com os
alunos sobre a freqüência da utilização dessas tecnologias
(principalmente o computador) em suas vidas.
São evidentes as diversas
dificuldades encontradas nos cursos de EJA, desde a falta de
estrutura física adequada, onde as cadeiras e carteiras são
adaptadas ao público do ensino regular, sendo usadas em alguns
momentos por crianças e em outros, por jovens e adultos; alto índice
de evasão escolar devido a diversos fatores, desde transferência de
local de residência, alteração de horário de trabalho,
dificuldades de aprendizagem, insatisfação porque o curso não
corresponde às expectativas do jovem e/ou adulto, professores não
preparado para trabalhar com esse perfil de aluno. Essas dificuldades
têm resultado na evasão escolar/não conclusão do curso.
A EJA tem amparo legal na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, na qual
consta no Título V, Capítulo II, Seção V, dois Artigos
relacionados especificamente à Educação de Jovens e Adultos:
Artº 37: A educação de jovens e adultos será
destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos
no ensino fundamental e médio na idade própria.
§ 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente
aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na
idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas
as características do alunado, seus interesses, condições de vida
e trabalho, mediante cursos e exames.
§ 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
Art. 38 – Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
§ 1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:
I. no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;
II. no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.
§ 2º Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames. (BRASIL, 1996)
§ 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
Art. 38 – Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
§ 1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:
I. no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;
II. no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.
§ 2º Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames. (BRASIL, 1996)
Salientamos que a EJA é a modalidade
de ensino nas etapas do ensino fundamental e médio, para aqueles que
não completaram os anos da educação básica na faixa etária
correspondente. Desde sua implantação, a EJA vem passando por
constantes adaptações, com importantes conquistas na legislação.
Um dos fatores para a melhoria desta modalidade de ensino é o
recebimento de recursos desde o ano de 2009, provenientes do Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização
dos Profissionais de Educação (FUNDEB) . Esses recursos
contribuíram para a aquisição de diversos materiais pedagógicos e
de consumo, necessários à execução de oficinas pedagógicas e
outras atividades realizadas em salas de aula.
CONSIDERAÇÔES FINAIS
De acordo com a realização dessa
pesquisa, pode-se concluir que o uso da tecnologia tem contribuído,
em grande parte para o eco desenvolvimento processo
ensino-aprendizagem. A inclusão digital, nas escolas da EJA, tem
mostrado um grande avanço quanto as expectativas da sociedade, pois
o aluno, a partir do momento que teve seu primeiro contato como o
computador, assim como outros recursos tecnológicos, vem tendo
facilidade em enfrentar alguns desafios do cotidiano.
Os resultados obtidos revelaram que, o
celular e o computador, são os recursos mais utilizados pelos jovens
e adultos, sendo que o computador se encontra em número menor,
enquanto que o celular é usado por todos, isto mostra que a escola
atual tem que englobar essas novas tecnologias dentro do âmbito
educacional. O foco principal é fazer com que estes alunos não
abandonem a sala de aula por conta do trabalho, nesse sentido
percebemos que a utilização de artifícios tecnológicos pela
escola deve ser evidenciada e explorada por todos os sujeitos
envolvidos no processo escolar.
Foi possível perceber que, quanto
mais familiaridade os professores possuem com relação aos recursos
tecnológicos, mais eles conseguem envolver os estudantes com o
aprendizado, e suas aulas se tornam mais interativas e
diversificadas.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VIRIATO,
Ednete
Orquizas Viriato. A
Tecnologia Digital e a Educação de jovens e Adultos.
Disponível em:
http://proex.ufabc.edu.br/ejaecosol/a-tecnologia-digital-e-a-educacao-de-jovens-e-adultos.
Acessado
em: 10 jul. 2013.
OLIVEIRA,Jacob Alexandre Souza,FERREIRA, Maria Kueirislene Amâncio, BRAGA, Cristeane Borges. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos.Disponívelem:http://proex.ufabc.edu/ejaecosol/atecnologia-digital-e-a-educacao-de-jovens-e-adultos ;Acessado em: 26/07/2013.
FREITAS,
Giuliano. A EJA e o preparo para o trabalho. Disponível em:
www.brasilescola.com/educacao/a-eja-preparo-para-trabalho.htm.
Acessado em: 02/08/2013
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